BLOGda

RIZON

Fique por dentro das novidades!

Conteúdo de qualidade: o que fazer para não postar qualquer coisa nas redes sociais?

O celular e a internet possibilitam que muita gente produza conteúdo na palma da mão e poste nas redes sociais em alguns minutos. São milhares de marcas e influenciadores usando imagens e vídeos para vender produtos, serviços e ideias ao consumidor, que nunca esteve tão antenado igual agora. Para chamar a atenção do público e sair ganhando, é necessário fazer bem mais que o básico. Na era digital, produzir um conteúdo de qualidade virou uma questão de sobrevivência.

Na era digital, produzir um conteúdo de qualidade virou uma questão de sobrevivência | Fonte: unsplash.com

Imagine-se passeando em um shopping. Você pode visitar quantas lojas quiser, mas muito provavelmente a primeira coisa que desperta o seu interesse é a forma como os produtos são expostos na vitrine. Lá você encontra os principais itens, as últimas novidades, o valor de cada produto, enfim: uma prévia daquilo que você vai achar, caso decida comprar alguma coisa.


Esse exercício é parecido com o que acontece nas redes sociais: a versão online das vitrines que você já conhece. A diferença está, justamente, no formato, menos engessado e impessoal. Existem várias maneiras de organizar uma vitrine e deixá-la interessante, mas o que vai convencer o público de que uma loja é melhor que a outra é a aparência, o conteúdo e a personalidade da marca.


Da mesma forma que uma vitrine tem o tempo de uma passada para se vender, um deslizar de dedo na tela é suficiente para um conteúdo passar despercebido e nunca mais ser visto. O que faz um potencial cliente ler o seu conteúdo até o fim, interagir com ele e passá-lo adiante é a relevância e a sua capacidade de gerar conexão, o que exige conhecimento e sensibilidade.


Nos próximos tópicos vamos abordar alguns itens que deixam o seu conteúdo mais rico e diferenciado.


1. Texto


Não adianta fugir! Um conteúdo de qualidade também depende de um texto bem construído, com frases curtas e de fácil entendimento. Você não precisa ser o professor Pasquale da gramática e da produção textual para entregar um bom resultado. Basta ler o seu texto várias vezes, deixá-lo respirar, se necessário, e consumir o conteúdo de outros perfis.


Assim como as imagens, existem várias referências de redação que podem ajudá-lo a escrever textos envolventes e objetivos. Quanto mais gêneros você consumir (jornalístico, literário, etc) maior a sua habilidade de se adaptar ao que o conteúdo se propõe. E lembre-se: somente a prática leva


à perfeição. Escreva, leia, corrija e publique o quanto puder.


2. Visual


O que mais tem por aí são feeds bonitinhos, com um esquema de cores padrão e imagens elaboradas, mas será que isso é suficiente para transmitir o que deseja aos seguidores e prender a sua atenção? Sim e não. Uma identidade visual bem pensada pode levar a sua empresa para outro nível, pois passa credibilidade e profissionalismo aos consumidores.


O problema é achar que o card vai conseguir, sozinho, atrair o público necessário para fazer do seu negócio um sucesso. É aí que entra o diretor de arte, responsável pelo conceito artístico de campanhas publicitárias, materiais impressos e de mídia online. O diretor de arte também trabalha com o redator, pois um precisa do outro para criar conteúdos originais, persuasivos e relevantes.


3. Formato


Se antes o conteúdo só era publicado no feed do Instagram e Facebook, com imagens estáticas e pouco atrativas, hoje existem várias formas de comunicar uma mensagem às pessoas. Entre os formatos mais populares, destacamos o IGTV, Reels e Story, mas existem muitos outros que podem ser explorados. Tudo depende do perfil de cada audiência e do que ela gosta de consumir na web.


Um dos formatos mais queridos pelos brasileiros é o vídeo. Dados do eMarketer apontam que 86% das pessoas que acessam a internet no país assistem vídeos online, o que corresponde a 65,5 milhões de internautas. Testar a performance desse tipo de conteúdo nas redes sociais é uma oportunidade de sair da mesmice e entregar algo além da fórmula card + legenda.


Não vai dar conta de tanto trabalho? Chame a Rizon


Manter uma rede social ativa parece fácil, mas não é. Para garantir a qualidade de todas as publicações, engajar as pessoas certas e obter bons resultados, pode contar com a gente. Nossa equipe multidisciplinar planeja e executa ações de marketing estratégico, que ajudam o seu negócio a crescer de forma inteligente e ordenada.


Fale agora com o nosso time de especialistas: