top of page

BLOGda

RIZON

Fique por dentro das novidades!

Identidade de marca: como funciona e porquê mudar

A identidade de uma marca nada mais é do que a forma como o público percebe e recebe uma empresa. Ter uma identidade forte e bem definida é essencial para o crescimento de negócios, pois isso irá definir o relacionamento da empresa com o seu público alvo e clientes atuais.


Quando se trata de uma mudança nessa área, vários fatores podem levar uma empresa a atualizar sua identidade, mas esse não é um processo tão fácil quanto parece ser.


De fato, mudar uma marca é um processo bastante delicado, pois até mesmo uma pequena alteração no logotipo da empresa pode causar grandes impactos, sejam positivos ou negativos.


Para garantir que a atualização da identidade será algo benéfico para seu negócio, é preciso primeiro analisar o porquê dessa mudança e encontrar o meio correto de alcançar a nova imagem desejada.





Antes de explicar os motivos que levam marcas a atualizarem sua identidade, nos deixe primeiro contar uma história.


Neste ano de 2021, nós da agência Rizon enfrentamos uma mudança de posicionamento. Não foi algo que ocorreu da noite para o dia, na verdade foram meses pensando em como poderíamos melhorar nossa imagem para crescermos ainda mais como empresa.


Por estarmos tão perto de completar uma década no mercado, este pareceu o momento perfeito para que esta atualização de posicionamento ocorresse, e com ela veio também uma mudança na identidade da agência.


Atualmente, ao colocarmos em prática as mudanças muito bem planejadas pela nossa equipe, esperamos bons resultados não apenas para a agência, mas quanto à satisfação de nossos clientes também.


Por isso trazemos este artigo para você que, assim como nós, está considerando atualizar a identidade de sua empresa. Aqui você encontrará motivos e caminhos para que a atualização seja eficaz e bem-sucedida.


Preparado? Bora lá!


1. Conheça o posicionamento da marca




Antes de querer mudar o nome, logotipo, cores ou qualquer outro elemento da marca, é fundamental que você entenda como a empresa está posicionada no mercado.


Muitas vezes pensamos em atualizar somente o que achamos que já não combina com a marca, está ultrapassado ou velho. Mas, como podemos saber que o único elemento desatualizado é o logotipo ou as cores, e não todo o posicionamento da empresa?


Será que apenas o logo precisa ser modernizado? Qual o motivo para deixá-lo mais moderno? Como saber se o que deu certo nos últimos anos não foi justamente o apelo clássico da marca?


Em momentos como este é preciso encarar os fatos e aceitar críticas. Estude a fundo a história da empresa e analise bem o que deu certo e errado até agora. Essa etapa é fundamental para a criação da nova identidade.


2. Escolha o caminho que a marca irá seguir




Após o primeiro passo, já com uma visão ampla sobre a empresa, você e sua equipe devem estudar algumas opções de mudança, criar cenários com diversos caminhos que podem seguir.


Seguindo o exemplo anterior, uma boa opção seria atualizar a marca para algo mais moderno e explorar novos mercados. Outra grande ideia que poderia funcionar muito bem, seria seguir o caminho contrário e criar uma identidade clássica, cheia de história, que ressaltasse os anos de experiência da empresa.


Por mais que pareça simples, essa decisão vai afetar a empresa inteira. Não adianta se posicionar como uma marca moderna e a base da empresa continuar arcaica e burocrática. Pensar que a identidade da marca está separada da ideologia da empresa é um erro gravíssimo.


Decida qual caminho a marca vai seguir e então elabore estratégias para executar as mudanças necessárias.


3. Transmita a nova identidade




De que adianta mudar a identidade da marca e não transmitir isso para o público? Seria uma trabalheira enorme, semanas de pesquisa e meses de planejamento, tudo jogado fora.


Por isso, a conclusão do processo deve ser a transmissão dessa nova identidade. Comece pelo lado de dentro: execute as mudanças na estrutura da empresa, na forma de trabalho, no atendimento aos clientes e, principalmente, nos valores. Aos poucos, os funcionários irão se adaptar a essas mudanças e tudo fluirá do jeito certo.


Uma vez que o interior da empresa esteja de acordo com a nova identidade da marca, seu negócio estará pronto para transmitir essas mudanças para o público. Campanhas de Marketing são perfeitas para transmitir essa nova identidade para os clientes, fornecedores, seguidores da marca e todo o mercado.


Nessa etapa, transmita a todos a nova identidade da empresa e cumpra sempre com o que foi dito. Não basta anunciar para o mercado que a marca evoluiu e entrou em uma nova fase, é preciso provar isso com atitudes!


4. Esteja atento às reações




As críticas fazem parte do pacote e depois de lançar a nova identidade é bom ficar de olho na reação do mercado. Nem sempre uma nova identidade é aceita pelo público e, muitas vezes, é necessário tomar decisões rápidas para evitar prejuízos.


Como dito lá no início deste artigo, mudar uma marca é um processo bastante delicado e bem mais complicado do que lançar uma marca nova, pois as pessoas já possuem uma referência de como a empresa costumava ser. Ao lançar uma nova identidade acompanhe a reação do mercado e adapte suas estratégias, se necessário.



Em geral, as atualizações de marca costumam ser boas e trazem bons resultados. O mercado está sempre evoluindo e se modernizando, é necessário nos adaptarmos a ele para não sermos ultrapassados por tantas novas empresas que nascem diariamente.


Se você deseja atualizar a marca de sua empresa, nós da Rizon te desejamos sucesso ao longo de todo o processo, e pode contar com nós para essa importante etapa do seu negócio, nós somos especialistas na criação e redesign de marcas, conte com a Rizon!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ficou com dúvidas?

Podemos te ajudar

bottom of page