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Instagram promete mais fotos e menos vídeos em 2023: entenda o porquê

Já faz algum tempo que notamos uma mudança drástica no tipo de conteúdo criado no Instagram. Alguns gostaram e outros não, mas todos concordamos que o grande crescimento de vídeos na plataforma foge totalmente da ideia inicial da rede social.


Na busca de combater o avanço do TikTok, a empresa chegou a dizer que o Instagram “deixaria de ser um aplicativo antiquado de compartilhamento de fotos” e testou um feed muito parecido com o concorrente chinês.


Porém, depois de diversas críticas nos últimos anos, a empresa voltou atrás e prometeu que o Instagram voltará a ser uma rede social focada em imagens.


Quer saber por quê? Então continue a leitura e saiba tudo sobre as novas mudanças na plataforma em 2023!


O que aconteceu com o Instagram?


Tudo começou com o crescimento desenfreado do TikTok. A rede social chinesa conquistou o mundo com suas postagens em vídeo e se tornou um dos maiores concorrentes do Instagram, possuindo um grande número de usuários e alcançando pessoas de todas as idades.


É aí que o Instagram decidiu tentar combater esse avanço.


Para isso, eles introduziram vários recursos, como reels, stories de 60 segundos, bônus em dinheiro para os principais criadores e até mesmo um novo layout para o aplicativo no estilo TikTok, juntamente com um novo algoritmo que priorizava vídeos em vez de outros conteúdos.


Entretanto, apesar dos muitos esforços, essas mudanças não impediram em nada o crescimento do TikTok. E, infelizmente, elas também não agradaram uma parcela grande de usuários.


Adam Mosseri, chefe do Instagram, percebeu isso e reconheceu: “Acho que estávamos focados demais no vídeo em 2022 e levamos essa classificação longe demais e basicamente mostramos muitos vídeos e poucas fotos.”


Mosseri afirmou que, desde então, o Instagram tem trabalhado para restaurar uma abordagem mais equilibrada e as métricas internas indicam que isso está funcionando.



A mudança de métrica para os negócios


Para muitos empresários, a criação de vídeos é um desafio. Além de ser necessário um acompanhamento constante das tendências (trends, para os íntimos) nas redes sociais, esse modelo de conteúdo exige uma série de itens que, para muitas empresas, se torna inviável.

Além disso, apesar do Reels apresentar um alcance orgânico muito superior a outros formatos do Instagram, ele possui certas limitações que podem ser muito frustrantes para empresas e, dependendo do conteúdo, ele pode não funcionar e apenas fazer o profissional dedicado a isso perder tempo.


Por isso, a mudança de métrica que fará o alcance de fotos ser maior do que o de Reels poderá ser muito positivo para as empresas.


O que esperar do Instagram em 2023?


Após o reconhecimento de Mosseri quanto à perda de identidade da empresa, várias mudanças foram prometidas para esses anos. Algumas delas são especialmente vantajosas para os profissionais de marketing e as empresas que investem na rede social.


Entre elas, estão:

  • Ampliação das formas de recuperação de contas

  • Nova tela de navegação

  • Teste do Candid Stories (bem parecido com o BeReal)

  • Testes de novas funções para figurinha “Sua Vez”

  • Lançamento de perfis de grupos

  • Criação de coleções colaborativas

  • Envio de presentes virtuais para criadores de conteúdo


A maior e melhor das mudanças, sem dúvida é a volta da valorização das imagens. Talvez o Instagram tenha se perdido em meio ao seu nicho inicial e a volta para ele traz muitas vantagens para todos.


Obviamente, o melhor a se fazer é continuar explorando os diferentes formatos oferecidos pela plataforma e, é claro, não mexer no que está dando certo para sua empresa. Se o seu público estiver alinhado com o seu conteúdo, você continuará vendo resultados cada vez melhores.



Gostou desse conteúdo? Aqui no blog Rizon você encontra muitas outras curiosidades de marketing, redes sociais e tecnologia. Fique a vontade para navegar em nossos conteúdos e saiba tudo o que deseja sobre as últimas novidades.





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