Redes sociais: porque você deve apostar nelas
Atualmente, as redes sociais formam uma parte essencial da internet, afinal, a maioria das pessoas participa, já participou ou ainda vai participar ativamente de alguma delas.
Nomes como Facebook, Instagram e Whatsapp são conhecidos até mesmo por quem não possui contato direto com a internet, o que apenas reflete a magnitude das redes sociais no tempo em que vivemos e o quão presentes elas ainda serão no futuro.
Mas, como podemos saber em qual rede social devemos investir? Será que vale a pena?

Um grande exemplo de empresa que cresceu com a ajuda das redes sociais, é a mundialmente conhecida Netflix. O que iniciou como um pequeno negócio, enviando DVDs via correio para as casas de seus clientes, em 2018 bateu a marca de 137 milhões de assinantes e hoje é uma das principais produtoras de conteúdo do planeta.
Obviamente, se não fosse pela sua forte presença nas redes sociais e sua equipe de marketing extremamente criativa, a Netflix levaria muito mais tempo para alcançar a posição que tem hoje.
Ativa nas plataformas mais conhecidas, desde o Instagram até o recente Tik Tok, a empresa (que satisfaz clientes de todas as idades) conta principalmente com uma postura “acessível” ao público, fortalecendo a relação da marca com seus assinantes através de respostas a comentários nas redes sociais da empresa ou até mesmo em postagens de outros usuários.
Isso mostra que, para traçar boas estratégias e ter melhores resultados nas redes sociais, é preciso conhecer a fundo cada uma delas, desde a maneira como funcionam até as características de seus usuários.
Redes sociais como Facebook e Linkedin, por exemplo, possuem públicos distintos entre si, devido às diferentes funções que há nelas. Da mesma forma, a faixa etária dos usuários do Twitter é diferente da faixa etária dos usuários do Instagram.
Dados como estes são fundamentais para que você saiba qual rede social combina melhor com a sua marca e com os produtos que seu negócio oferece.
Então, preparado para conhecer melhor as principais redes sociais da atualidade?
1. Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, sendo assim, também é a mais usada no Brasil, o que a torna essencial para o marketing de qualquer negócio.
Mas, além disso, esta rede social é a mais versátil e completa entre todas as outras. Com o Facebook você pode gerenciar seu negócio, jogar online, anunciar seus produtos, se divertir, conhecer pessoas novas, interagir com amigos, estar sempre informado, debater assuntos diversos e mais um monte de outras coisas.
E é por esse motivo que hoje a plataforma conta com mais de 2 bilhões de cadastrados, dos mais diversos países, gêneros e idades. Levantamentos apontam que o grupo de usuários mais expressivo na rede é composto por pessoas que têm entre 25 e 34 anos de idade, representando 32% de seu total.
2. Instagram

Uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso mobile, o Instagram é todo voltado para o uso no celular, mesmo sendo possível hoje acompanhar as atualizações em desktop.
Esta rede de compartilhamento de fotos, que também pertence ao Facebook, hoje conta com pouco mais de 1 bilhão de contas cadastradas, das quais 49.7% pertencem a homens e 50.3%, a mulheres.
Além disso, atualmente o Instagram conta com diversas funções gratuitas que auxiliam na divulgação de produtos e na publicidade de empresas, como o Reels, o IGTV e uma área exclusiva para vendas.
O grupo dos usuários entre 25 e 34 anos também é o mais ativo na rede, representando 33% de seu total. Seguido de perto, temos os usuários entre 18 e 24 anos, com 32%.
3. Youtube