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Mariana Lacerda

Redes sociais: porque você deve apostar nelas

Atualmente, as redes sociais formam uma parte essencial da internet, afinal, a maioria das pessoas participa, já participou ou ainda vai participar ativamente de alguma delas.


Nomes como Facebook, Instagram e Whatsapp são conhecidos até mesmo por quem não possui contato direto com a internet, o que apenas reflete a magnitude das redes sociais no tempo em que vivemos e o quão presentes elas ainda serão no futuro.


Mas, como podemos saber em qual rede social devemos investir? Será que vale a pena?



Um grande exemplo de empresa que cresceu com a ajuda das redes sociais, é a mundialmente conhecida Netflix. O que iniciou como um pequeno negócio, enviando DVDs via correio para as casas de seus clientes, em 2018 bateu a marca de 137 milhões de assinantes e hoje é uma das principais produtoras de conteúdo do planeta.


Obviamente, se não fosse pela sua forte presença nas redes sociais e sua equipe de marketing extremamente criativa, a Netflix levaria muito mais tempo para alcançar a posição que tem hoje.


Ativa nas plataformas mais conhecidas, desde o Instagram até o recente Tik Tok, a empresa (que satisfaz clientes de todas as idades) conta principalmente com uma postura “acessível” ao público, fortalecendo a relação da marca com seus assinantes através de respostas a comentários nas redes sociais da empresa ou até mesmo em postagens de outros usuários.


Isso mostra que, para traçar boas estratégias e ter melhores resultados nas redes sociais, é preciso conhecer a fundo cada uma delas, desde a maneira como funcionam até as características de seus usuários.


Redes sociais como Facebook e Linkedin, por exemplo, possuem públicos distintos entre si, devido às diferentes funções que há nelas. Da mesma forma, a faixa etária dos usuários do Twitter é diferente da faixa etária dos usuários do Instagram.


Dados como estes são fundamentais para que você saiba qual rede social combina melhor com a sua marca e com os produtos que seu negócio oferece.


Então, preparado para conhecer melhor as principais redes sociais da atualidade?


1. Facebook



O Facebook é a maior rede social do mundo, sendo assim, também é a mais usada no Brasil, o que a torna essencial para o marketing de qualquer negócio.


Mas, além disso, esta rede social é a mais versátil e completa entre todas as outras. Com o Facebook você pode gerenciar seu negócio, jogar online, anunciar seus produtos, se divertir, conhecer pessoas novas, interagir com amigos, estar sempre informado, debater assuntos diversos e mais um monte de outras coisas.


E é por esse motivo que hoje a plataforma conta com mais de 2 bilhões de cadastrados, dos mais diversos países, gêneros e idades. Levantamentos apontam que o grupo de usuários mais expressivo na rede é composto por pessoas que têm entre 25 e 34 anos de idade, representando 32% de seu total.


2. Instagram



Uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso mobile, o Instagram é todo voltado para o uso no celular, mesmo sendo possível hoje acompanhar as atualizações em desktop.


Esta rede de compartilhamento de fotos, que também pertence ao Facebook, hoje conta com pouco mais de 1 bilhão de contas cadastradas, das quais 49.7% pertencem a homens e 50.3%, a mulheres.


Além disso, atualmente o Instagram conta com diversas funções gratuitas que auxiliam na divulgação de produtos e na publicidade de empresas, como o Reels, o IGTV e uma área exclusiva para vendas.


O grupo dos usuários entre 25 e 34 anos também é o mais ativo na rede, representando 33% de seu total. Seguido de perto, temos os usuários entre 18 e 24 anos, com 32%.



3. Youtube



O YouTube já possui 2 bilhões de usuários ativos mensais, o que o aproxima bastante do Facebook, podendo se tornar a rede social mais acessada mundialmente no futuro. Com mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente, é sem dúvidas uma ferramenta poderosíssima para a divulgação de produtos e serviços.


Empresas de diversos ramos, inclusive, já possuem canais onde compartilham com o público o “backstage” de seus negócios, desde serviços sendo prestados até produtos novos que chegam às lojas, ou o dia-a-dia dentro do ambiente de trabalho.


De acordo com uma pesquisa, 90% dos entrevistados disseram conhecer novos produtos e serviços por meio de anúncios e conteúdo de marca no YouTube. Mesmo sem termos acesso à faixa etária dos usuários, a plataforma está disponível em 91 países e em 80 línguas diferentes, o que cobre 95% de toda a Internet.



4. Linkedin



O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo e é bastante parecida com redes de relacionamento, mas seu foco são contatos profissionais, o que muda algumas coisinhas.


Em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Além disso, por ser uma rede social voltada para a vida profissional dos usuários, é possível cadastrar currículos, encontrar empresas e se candidatar a vagas.


Muitas empresas usam o Linkedin para recrutamento, troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades ligadas ao mundo corporativo.


Esta rede social conta com mais de 660 milhões de perfis registrados hoje, segundo dados fornecidos pela própria plataforma, e os usuários mais ativos possuem entre 25 e 34 anos, 38% dos usuários da rede.


5. Twitter



O Twitter atingiu seu auge em 2009 e de lá para cá a rede tem caído em declínio, mas ainda possui uma quantidade grande de usuários, com 330 milhões de perfis registrados.


O Twitter não possui tanta abertura para publicidade quanto as outras redes citadas, mas é possível divulgar produtos e serviços com maestria, usando apenas a criatividade e as hashtags.


O público desta rede social possui uma faixa etária similar à das outras redes sociais, constituindo 31% da rede. Em seguida, com 23% da rede, temos os usuários entre 18 e 24 anos.





Apesar dessas serem as principais redes sociais atualmente, existem várias outras plataformas online que podem ajudar sua empresa a crescer no mercado e aumentar os lucros do seu negócio, como o Google Ads e blogs online.


Entretanto, o marketing de rede social vêm crescendo dia após dia e já se mostrou essencial para várias empresas. Se você ainda tinha dúvidas se deveria ou não postar nesse meio, esperamos que este artigo tenha te ajudado a perceber o quanto vale a pena.


Nós estamos a disposição com a gestão de redes sociais, que trazem um resultado fantástico para dezenas de empresas que apostam na Rizon. Esperamos por você.


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